Lista de comida para garantir o sucesso da sua festa junina
11/06/2019 -- 8:48
Lista de comida para garantir o sucesso da sua festa junina

A época de festas juninas já chegou! Quentão, pamonha, pipoca, canjica… Só de pensar dá água na boca, né?!

Se você vai organizar a sua, é preciso pensar na decoração, na lista de convidados, nos trajes e principalmente, nas comidas típicas! Por isso, preparamos uma lista de pratos que vão fazer a sua festa ser um sucesso. Vamos conferir?

História da festa junina

A festa junina é uma das celebrações mais antigas aqui no Brasil. Além disso, é uma das festas mais comemoradas pelos brasileiros, assim como o Carnaval. Originalmente, ela surgiu como uma homenagem aos deuses pagãos. Porém, com o tempo, foi influenciada pelo catolicismo, que é muito forte no país. Por isso, hoje, é associada a santos como São João, Santo Antônio e São Pedro.

As características da festa junina possuem influências dos portugueses e foram sendo adaptadas para elementos do próprio país, como o sertanejo. Além disso, a decoração, danças e comidas também possuem origem africana, europeia e indígena.

Comidas típicas de festa junina

Existem várias comidas super gostosas e que fazem sucesso principalmente nas festas juninas. Esses pratos não podem faltar na sua festa! Vamos conferir quais são?

Pamonha

A pamonha é feita de milho e pode ser doce ou salgada. Além disso, algumas pessoas incrementam a receita colocando pimenta, queijo, calabresa, entre outros ingredientes.

Pipoca

A pipoca é um dos pratos que normalmente é consumido durante o restante do ano. Seus milhos são estourados em panelas e nas festas, é vendida doce ou salgada.

Arroz-doce

O arroz-doce não pode faltar na sua festa junina! Feito com leite, leite condensado, canela e raspas de limão, ele faz o maior sucesso entre os convidados.

Canjica

A canjica é feita de milho branco, açúcar e leite. É cozida na panela e pode levar também leite condensado.

Pé de moleque

O pé de moleque também é um dos mais conhecidos. Feito com amendoim, leite e calda de açúcar, ele surgiu no século XVI e faz sucesso até hoje.

Cuscuz

O cuscuz é consumido o ano inteiro, principalmente no Nordeste. Preparado com milho ou farinha de tapioca, o prato pode ganhar variações de acordo com o estado.

Curau de milho

O curau de milho é um prato de origem portuguesa. Assim como a maioria das receitas de festa junina, ele leva milho verde, leite, açúcar e canela em pó.

Paçoca

A paçoquinha é bastante consumida também durante todo o ano, já que é vendida nos supermercados. Além de comprar pronta, você pode apostar em variações, como a paçoca de colher.

Bolo de milho

Macio e muito delicioso, o bolo de milho também é um prato típico das festas juninas. Uma ideia é servir para os seus convidados em fatias para ficar mais prático.

Pinhão

O pinhão é um dos alimentos mais procurados nos meses de junho e julho. Ele pode ser consumido naturalmente ou acrescentado a outras receitas, como brigadeiro ou arroz-doce.

Quentão

O quentão também não pode faltar! A bebida, feita de vinho, é típica dessa época do ano e agrada a maioria das pessoas. Ele também pode ser feito sem álcool.

Agora que você já tem a lista das principais comidas para sua festa junina ser um sucesso, é só marcar a data e começar a organizar!

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0

Start typing and press Enter to search

whatsapp-icon Como manter minha lanchonete lucrativa? Saiba quem é o seu público da sua lanchonete. Como ter um diferencial na minha lanchonete? Bom atendimento. Comida de qualidade. Ambiente temático. Invista em Marketing.Como consumir o Pinhão Doce. Receitas doces com Pinhão. O pinhão é um dos alimentos mais amados do inverno, principalmente na época das Festas Juninas. Mas, você sabia que além de comer o alimento sozinho, é possível fazer várias receitas em que o pinhão é um dos ingredientes?