Verduras, Legumes e Frutas da Estação - Safra Junho e Julho

Verduras, Legumes e Frutas da Estação - Safra Junho e Julho

Comprar frutas, legumes e verduras da safra garante ingredientes mais fresquinhos, saborosos e que duram por mais tempo. Resultado: pratos mais saudáveis na sua mesa e economia no bolso! Veja quais são as sugestões da temporada:

Abóbora/abóbora japonesa

Como escolher: Selecione as de casca lisa, sem manchas e sem brilho (as brilhantes indicam que o vegetal foi colhido muito cedo). Observe também o tamanho: abóboras muito grandes tendem a ser menos saborosas. Se preferir comprar o vegetal em pedaços, evite aquele que tiver manchas escuras próximas à casca.

Como armazenar: A abóbora inteira se conserva bem fora da geladeira por até duas semanas. Picada, embalada em saco plástico, dura até quatro dias na geladeira. Se preferir, os pedaços podem ser congelados crus, pré-cozidos ou em forma de purê.

Batata-doce

Como escolher: Prefira as raízes mais compridas (entre 13 a 15 cm) e com diâmetro em torno de 5 cm. Devem estar firmes, com a casca fina e lisa – de preferência branca ou rosa – e sem cortes ou picadas de insetos.

Como armazenar: Pode ser conservada em lugar seco e arejado, em temperatura ambiente,- longe da luz e dos insetos, por até dois meses. Não guarde na geladeira, pois a temperatura baixa deixa as raízes escurecidas, com cheiro e sabor alterados. Mesmo o cozimento não melhora seu estado.

Kiwi nacional

Como escolher: Procure os frutos macios – mas não amolecidos –, com textura uniforme, semelhante à de um pêssego maduro.

Como armazenar: Conserve-os na geladeira, embalados em sacos plásticos ou papel, por até uma semana.

Laranja-lima

Como escolher: Não compre se a casca estiver manchada, opaca ou grossa. Escolha as frutas mais pesadas em relação ao tamanho e, de preferência, que ainda conservem o cabinho.

Como armazenar: Mantenha as laranjas em temperatura ambiente, em cestas arejadas, por até uma semana. Na geladeira, elas podem durar até duas semanas.

Mandioquinha

Como escolher: Prefira as firmes, sem ferimentos nem manchas escuras na casca. Se estiver soltando uma espécie de líquido pegajoso, é sinal de que já está apodrecendo. Não compre se a raiz estiver grande demais (mais de 20 cm, aproximadamente), sinal de que a mandioquinha está velha e fibrosa.

Como armazenar: Em local fresco e arejado, a mandioquinha dura cerca de dois dias. Na geladeira, embalada em saco plástico, dura de cinco dias a uma semana.