Cuidados com as Facas

Cuidados com as Facas

Se você está começando a se aventurar na cozinha é preciso saber dos cuidados que deve tomar para não se machucar. O primeiro que me vem à cabeça é com as facas.

Vamos listar alguns cuidados básicos que você deve tomar. Até para quem é mais experiente na cozinha vale a pena dar uma checada.

Cuidados com as facas na cozinha

- Segure sempre as facas ao lado do corpo com a ponta para baixo. Nada de ficar gesticulando com a faca na mão!

- Quando lavar os talheres, sempre coloque as facas de cabeça para baixo no escorredor. Algum desavisado pode estender o braço ou debruçar por cima dos talheres e se cortar.

- Facas com a ponta para baixo também na lava-louças se você tiver uma. Alguém pode esticar o braço para colocar um pratinho e se cortar.

- Evite lavar as facas junto com outros talheres ou deixá-las em meio à louça suja. Você pode não perceber que ela está lá e se cortar.

- Mantenha sua faca bem amolada. Ao contrário do que parece, facas cegas é que são perigosas porque você faz um esforço maior para fazer cortes.

- Se a faca cair da sua mão, afaste-se imediatamente e deixe que ela vá direto para o chão. Tentar pegar a faca no ar com a mão ou os pés pode causar um acidente grave.

- Se você guarda suas facas em gavetas, sempre deixe a ponta voltada para o fundo e a lâmina para o lado onde você não vai colocar a mão para procurar nada. Se puder, tenha um nicho reservado só para elas.

- Quando estiver picando alguma coisa, fique atento às crianças! Elas podem enfiar a mão para pegar um pedaço inesperadamente e aí… (Eu fiz isso quando tinha uns 4 anos em um churrasco, queria uma linguicinha e ganhei um corte bem preciso no dedinho, rsrsrs! Me lembro como se fosse hoje.)

- Nunca deixe a faca na beira da pia ou jogada por cima da sua área de trabalho, principalmente se tiver criança por perto.

- Nunca use as mãos como apoio para cortar alguma coisa. Apoie o alimento em uma superfície estável segurando firme com uma mão e, com a lâmina voltada para fora (nunca em direção aos dedos, eles ficam escondidos atrás da lâmina), faça o corte com a outra mão.