Alimentação para quem pratica ativida física

Alimentação para quem pratica ativida física

Para ter pique e energia durante os exercícios é importante comer bem. Descubra o que vale a pena consumir antes do treino

Não importa a modalidade nem o horário da sua atividade física. Pode ser logo ao acordar, bem cedo ou à noite, depois do trabalho: estar alimentado é um cuidado essencial para ter disposição durante os exercícios, mesmo para quem quer emagrecer. Um simples lanchinho pouco antes de movimentar o corpo garante disposição, fornece energia, melhora o rendimento, e, assim, ajuda na queima de calorias. Entenda melhor a importância de alimentar-se antes de treinar.

Se você treinar em jejum:

- Não terá energia disponível suficiente para iniciar a atividade. Assim, faltará força e disposição para o exercício, e é provável que você não consiga realizá-lo da forma mais adequada e pelo tempo necessário.

 - O seu corpo encontrará dificuldade para queimar gordura. Neste caso, o organismo tende a usar mais as proteínas presentes nos músculos do que deveria como combustível. Assim, é mais difícil ganhar massa muscular.

 - Há o risco de hipoglicemia – a diminuição da taxa de açúcar no sangue – que pode provocar mal- estar, tontura e até desmaio.

Alimentação antes do treino:

De acordo com o tempo que você terá entre o lanche e o início da atividade física, deverá priorizar determinados alimentos, que proporcionarão melhor rendimento:

- Refeição pré-treino: 3 a 4 horas antes

Seja almoço ou jantar, procure fazer uma refeição leve e espere, no mínimo, duas horas antes de malhar. Esse período é importante para que o alimento seja digerido e absorvido pelo organismo, evitando mal-estar e garantindo a reserva de glicogênio necessária para os músculos trabalharem. Boas opções de refeições são:

Arroz + feijão + carne magra + salada + suco de frutas

Macarrão ou outra massa com molho de tomate (ou outro molho com baixa quantidade de gordura) + legumes cozidos + suco de frutas

Sanduíche de pão com queijo magro, peito de peru, alface, tomate + 1 fruta

Batata assada com recheio de queijo cottage + suco de frutas

- Lanches pré-treino:

2 horas antes:

• Iogurte ou leite desnatado com cereal e banana

• Salada de frutas com iogurte desnatado

• Sanduíche com queijo, peito de peru ou atum

 1 hora antes:

• Salada de frutas

• Torradas ou pão com geleia

• Barra energética ou de cereais

• Fruta ou suco de frutas

 Atenção: O consumo de líquidos é essencial a qualquer momento — antes, durante e depois do exercício — para hidratar o corpo e manter a temperatura equilibrada. Mantenha uma garrafinha sempre ao seu lado!